Conserra participa da abertura da colheita das pitayas em Cerro Negro

Evento reúne autoridades e reforça potencial do turismo rural e da fruticultura na Serra Catarinense

Publicado: 10/02/2026 13:57
Por: Redação
6 visualizações
Conserra participa da abertura da colheita das pitayas em Cerro Negro

Cerro Negro – A colheita das pitayas foi aberta oficialmente na tarde desta quinta-feira (5), na propriedade Pitayas do Prado, empreendimento de fruticultura e recanto turístico localizado na comunidade de Barra do Salto, interior de Cerro Negro, na Serra Catarinense. O evento reuniu autoridades estaduais, lideranças regionais e representantes do setor turístico. Toda a organização do evento e a articulação para a presença da Secretária de Turismo, foram realizadas pela Agência de Desenvolvimento da Região dos Lages (ADREL), em conjunto com a Prefeitura de Cerro Negro.

Pela primeira vez, a abertura contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif. Também participaram prefeitos da região, entre eles o presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e prefeito de Otacíio Costa, Fabiano Baldessar, além do prefeito anfitrião, Adelar José de Morais, diretores e secretários municipais de turismo e outras lideranças.

O presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), Valdir Della Giustina, destacou a importância da diversificação do turismo no estado e o potencial da região serrana para novas experiências turísticas. Segundo ele, a produção de pitayas em Cerro Negro demonstra a versatilidade da fruticultura catarinense, tradicionalmente associada ao litoral.



Della Giustina ressaltou ainda que iniciativas como a Pitayas do Prado fortalecem o turismo rural e valorizam os empreendedores locais. Ele também destacou que a Serra Catarinense oferece múltiplas alternativas turísticas, incluindo o turismo religioso, em organização no município de Otacílio Costa, e de natureza. Além disso, defendeu a necessidade de ampliar a divulgação das potencialidades do estado para todo o país.

O evento marcou o início da safra da fruta, que vem ganhando espaço na região, aliando produção agrícola e turismo de experiência, estratégia que tem impulsionado o desenvolvimento econômico e turístico do interior catarinense.

Foto: Paulo Chagas